A IA vai acelerar o trabalho, não substituir as pessoas!

Por N! Múltiplas Soluções em Marketing

14 de março de 2024

Durante o evento de inovação SXSW, Peter Deng enfatizou que a inteligência artificial pode aumentar a produtividade.
Na opinião dele, que lidera a divisão do ChatGPT na OpenAI, a IA atuará como um “mentor incansável”, ajudando a esclarecer dúvidas e impulsionar o trabalho humano, sem substituí-lo.

“Se pensarmos que cada pessoa pode acelerar seu trabalho com a IA, as pessoas que dedicarem um tempo para refinar o uso da IA terão um impulso com a ferramenta”- afirmou Deng na terça feira dia 13 de março, a um auditório lotado, durante o SXSW, em Austin (EUA).

Ele mencionou um estudo da consultoria BCG que mostra que o uso da IA pode aumentar a produtividade em até 43% em funções mais básicas e 17% em funções de alto desempenho.

O executivo também evitou comentar sobre a crise no conselho da OpenAI, que recentemente reconduziu Sam Altman, fundador e CEO da startup, ao conselho de administração após uma investigação interna.
“Meu time e eu estamos muito focados no trabalho, mas estamos felizes de ver quem está entrando no conselho”
-disse Deng sobre a volta de Altman ao conselho.

Quando questionado sobre as falhas e desafios da IA generativa durante um painel com Josh Constine, da SignalFire, o mesmo citou o exemplo da geração de imagens no Gemini, IA generativa do Google, que levou a empresa a retirar o recurso de geração de imagens do ar.
“Não posso falar pelo Google, mas o que aconteceu é uma forma de olhar para nossa filosofia. Precisamos olhar com cuidado para o produtos” disse Peter, que já trabalhou no Google e na Meta.
A IA comete erros e toda grande tecnologia tem prós e contras, mas precisamos adotar medidas para remediar os problemas maiores e identificar os problemas menores

Ele também foi perguntado sobre a identificação de autoria de um conteúdo, seja texto, imagem ou som, de que foi criado por humanos ou ferramentas de IA generativa. Acho que a resposta curta é que é importante saber.

Deng não opinou sobre se o uso de conteúdo de terceiros para treinar IA deveria ser remunerado, apesar de várias pessoas na plateia terem dito “sim” mas destacou que o ChatGPT continuará oferecendo uma versão gratuita e que o aprimoramento da ferramenta ocorre à medida que é mais utilizada.

“Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas testem, vejam o que a IA pode fazer, vejam o que é valioso para vocês e digam o que desejam. Juntos vamos fazer essa coevolução acontecer.”, concluiu Deng.

Fonte: O Globo Publicação de 13/03/2024
Divulgação SXSW

NMV Soluções Integradas