Descubra o Poder da Metodologia NPS!

Por N! Múltiplas Soluções em Marketing

17 de julho de 2023

Provavelmente você já recebeu alguma pesquisa do gênero, seja de empresa de telefonia ou outra prestadora de serviços. Ela é usada mundialmente pelas maiores empresas e pode ser aplicada facilmente em sua empresa, fomentando informações bastante relevantes. 

 

Mas o que significa a sigla NPS? 

 

Net Promoter Score ou “Nível de Lealdade” na adaptação para o português é uma metodologia criada para mensurar o quão bem as empresas estão lidando com seus clientes ou com as pessoas com as quais interage. A ideia é identificar o Grau de Lealdade dos consumidores de qualquer empresa usando a mesma métrica de uma única pergunta (explico abaixo). Sua ampla utilização se deve à simplicidade, flexibilidade e confiabilidade da metodologia.

 

Metodologia

 

A pesquisa consiste em uma única pergunta: Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a Empresa X para um amigo ou colega? Com base nas notas das respostas, os clientes são classificados de 3 formas:

 

 

Notas de 0 a 06 – Clientes Detratores (rosa) –   São aqueles clientes que indicam que a suas vidas pioraram depois da compra do produto ou serviço da empresa mencionada. Criticam a empresa em público e jamais voltariam a fazer negócio com a empresa, exceto em situações extremas.

 

Notas de 07 e 08 – Clientes Neutros (cinza) –  São aqueles clientes que compram somente os produtos e serviços realmente necessários. Não são leais e não são entusiastas da empresa.

 

Notas de 09 a 10 – Clientes Promotores (verde) –  Passaram a ter uma vida melhor depois do início do relacionamento com a empresa/produto/serviço/marca. São leais, oferecem feedbacks e são entusiasmados.

 

A conta é simples e existem sistemas no mercado preparados para implementar a pesquisa nas mais diversas frentes. Do total de respostas extrai-se o % de promotores, neutros e detratores. O indicador NPS, que pode ser comparado mês a mês. Ano a ano ou a cada temporada, de acordo com a natureza do negócio, é calculado através da subtração do % de detratores do % de promotores. 

 

Interpretação dos Resultados 

 

Os resultados devem ser interpretados em números e também na coleta de dados qualitativos. • Zona de Excelência – NPS entre 76 e 100 • Zona de Qualidade – NPS entre 51 e 75 • Zona de Aperfeiçoamento – NPS entre 1 e 50 • Zona Crítica – NPS entre -100 e 0 Em alguns casos de objetivo mais qualitativo, após a pergunta principal, segue-se com a segunda: Por qual razão? Então as percepções são anotadas e categorizadas, gerando relatórios que levam à tomada de decisões e entendimento de motivos de insatisfação.

 

Literatura 

 

A metodologia foi criada em 2003 por Fred Reichheld nos EUA e o indicador foi apresentado em um artigo da Harvard Business Review (Revista da Universidade de Harvard – EUA). Após a publicação do artigo, o autor lançou duas edições do Livro “A Pergunta Definitiva”, que hoje é considerado material indispensável para os gestores da metodologia.

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