Retail Media, Consumidor Digital e muito mais: o que foi destaque no primeiro dia da NRF 2024

Por N! Múltiplas Soluções em Marketing

15 de janeiro de 2024

Acompanhe os destaques do maior evento de varejo do mundo

Make it matter. Esse é o tema da NRF Retails Big Show 2024, que começou hoje com um dia recheado de conteúdos e insights nas falas de grandes nomes do varejo internacional.

Os números impressionam: são 40.000 pessoas de mais de 100 países, 1000 exibidores, 190 sessões, 450 palestrantes e 6.200 marcas envolvidas no evento, que é reconhecido como o mais importante do mundo no setor.

Na abertura, o Presidente do Walmart, John Furner, falou sobre a retomada no crescimento de vendas nos EUA, citando incremento de cerca de 3% em 2023 versus o ano anterior.

Furner citou Sam Walton, fundador do Walmart: “Você não pode simplesmente seguir fazendo o que funciona agora enquanto tudo a sua volta está mudando. Para ter sucesso, fique na frente da mudança”, colocando de forma clara que nunca antes o varejo precisou se reinventar tanto, o que norteia os temas que mais devem figurar nas plenárias ao longo dos três próximos dias.

O universo do jeans por Michelle Gass, da Levi Strauss & Co.

A manhã começou com a Presidente da Levi Strauss & Co., Michelle Gass, que falou sobre sua trajetória no mercado e sobre a relevância do e-commerce na marca, cujas vendas já superam a marca de 20% e são o principal motor de aceleração do crescimento da empresa.

A executiva contou que, na Levi, os lucros são vinculados as princípios, e que, mesmo com 170 anos de existência, a marca é reconhecida por todas as gerações. Michele contou sobre a atuação distinta em cada país, citando que em economias como Índia e China o trabalho é feito como se fosse um lançamento, o que também configura uma grande oportunidade de abertura de novos mercados.

O poder dos dados pela Fedex

A segunda palestra do dia foi com Raj Subramanian, CEO da FedEx, que falou sobre os desafios e oportunidades em torno da excelência na cadeia de abastecimento, levantando dados relevantes sobre o e-commerce que, de acordo com os dados da empresa, deve alcançar outro trilhões de dólares até 2026. Raj explicou que a Fedex entrega 15 milhões de pacotes por dia, sendo 75% no segmento residencial, o que gera forte conhecimento sobre o comportamento de consumo e já está sendo trabalhado pela empresa: ”A ideia é democratizar esta inteligência como solução para o varejo.”

Segundo o executivo, a missão da companhia é fazer com que a cadeia de suprimentos seja melhor para todos. Raj pontuou que 75% dos consumidores da geração Z valoriza mais a sustentabilidade do que a marca, estando dispostos, por exemplo, a esperar mais por uma entrega se ela gerar menos emissão de carbono. Outro tema bastante abordado foi o dos retornos no e-commerce, e Raj contou que 96% dos clientes compram novamente da marca se tiverem uma boa experiência com devolução, uma jornada sem fricção.

Tendências de consumo digital para 2024

Michelle Evans, da EuroMonitor, apresentou pesquisa inédita com as cinco tendências do consumo digital que redefinirão o comércio em 2024: e-commerce intuitivo, recomece 2.0, devoluções diferenciadas, busca por preço e economia do TikTok, que vem dominando o share da geração Z. A pesquisa foi disponibilizada e os interessados poderão ter acesso ao conteúdo no N! Trends, cujas informações serão divulgadas em breve.

Palestrates Brasileiros na NRF

Em um painel 100% nacional, Fernando Nunes, do Mercado Livre, e Marcelo Pimentel, do GPA, falaram sobre novas oportunidades de incremento de receita através de retail media, um dos assuntos mais comentados na NRF 2024.

De acordo com Fernando, 70% das pessoas que buscam por produtos antes de comprar, e o Mercado Livre é o principal canal de busca. Ainda segundo o executivo, são 45 compras por segundo na plataforma, que já oferece uma gama de formatos de Ads para os mais variados segmentos.

No que diz respeito ao GPA, Marcelo falou sobre a personalização das ofertas e sobre ir além do óbvio: “É comum oferecer a cerveja para a pessoa que está comprando uma carne especial, mas parar para pensar que essa pessoa também consome café a usar ferramentas para que ela mude de categoria e efetivamente incremente o ticket da compra faz muito mais diferença”, pontuou.

Outras grandes empresas também estiveram nos palcos da NRF, e mais diversos são esperados nos últimos dias. Siga acompanhando aqui para conferir tudo em primeira mão.

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